Talvez você já tenha ouvido falar que H20 é a água. Mas o que significa isso? Para entendermos, vamos começar pelo conceito de ÁTOMO.
Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda a matéria no universo! Eles são tão pequenos que apenas são visíveis com microscópios muito especiais.
Imagem de átomos capturada por microscópio de força atômica
Imagem de um átomo capturada por microscópio quântico
LEMBRE-SE: em uma gota de água existem, mais ou menos, 6 bilhões de trilhões de átomos!
Mas os átomos são todos iguais? Pense: todas as substâncias que estão a nossa volta são feitas de átomos. Se fossem iguais, como teríamos tantos tipos de substâncias?
Note que para representar os diferentes tipos de átomos, utilizamos círculos de diferentes tamanhos ou cores. Os tipos de átomos também podem ser representados por seu símbolo, que são letras que formam o nome do elemento.
Por exemplo, o elemento hidrogênio é representado pela letra H. Alguns elementos têm o símbolo derivado de seu nome em latim. Por exemplo, o símbolo do ouro é Au, do latim "aurum".
Mas mesmo os mais de 100 elementos químicos existentes não são suficientes para formar todas as substâncias que conhecemos. Como elas podem existir?
Assim como as 26 letras do alfabeto se unem para formam milhares e milhares de palavras, os tipos diferentes de átomos podem ligar-se para formar diferentes substâncias. São as MOLÉCULAS!
A água é composta por moléculas formadas pela união de dois tipos de átomo: hidrogênio e oxigênio. A fórmula química, ou o "símbolo" dessa molécula é H2O. O número "2" ao lado do símbolo "H" significa que esta molécula é formada por dois átomos de hidrogênio. Observe:
Agora responda em seu caderno:
1) O que é um átomo?
2) O que é uma molécula?
3) Os átomos são todos iguais? Explique.
4) Quais as formas apresentadas para representar os átomos?
5) O que quer dizer a fórmula H2O?
Nenhum comentário:
Postar um comentário